O mercado de Impressão 3D está cada vez maior, e a gama de materiais também segue este ritmo. A Impressão 3D acabou se tornando a melhor opção para fabricação de protótipos baratos e rápidos. Veja alguns materiais que podem ser usados para prototipagem rápida.
Você pode usar desde termoplásticos tradicionais: (PLA e ABS), até fibras de madeiras recicladas. Temos também o ABS mármore com alta resistência mecânica, resistência térmica e elevada facilidade de acabamento.

Da Direita para a esquerda: Poliamida Nylon.
O Nylon foi projetado especificamente para impressão 3D. Possui melhor ligação de superfície e é resistente a rasgos. Também é quimicamente resistente a álcoois, resinas + MEK, óleos, acetonas, a maioria dos alcalinos e a maioria dos compostos de fundição.
Na imagem do meio temos o Polietileno Tereftalato de Glicol (PETG) é um dos polímeros termoplásticos mais comuns países do mundo .
O PETG é um ótimo material para peças mecânicas de alto impacto que podem estar sujeitas a cargas de calor moderadas. Este material é mais
resistente ao desgaste e ao impacto do que o ABS, e o valor é muito econômico para ser usado em produção.
O filamento de madeira (wood) é uma mistura de fibras de madeira recicladas e aglutinantes de polímeros que podem ser pintados, triturados, esculpidos e manchados. Imprime semelhante ao PLA, o material emite um cheiro tradicional de “madeira” ao imprimir.
Alguns fatos interessantes sobre o Wood:
- Propriedades de alto fluxo.
- Pode ser lixado, pintado e moído.
- Não é necessário usar dessecante ou armazenar em um saco selado.