Materiais de impressão 3D oferecem opções de prototipagem

O mercado de Impressão 3D está cada vez maior, e a gama de materiais também segue este ritmo. A Impressão 3D acabou se tornando a melhor opção para fabricação de protótipos baratos e rápidos. Veja alguns materiais que podem ser usados para prototipagem rápida.

Você pode usar desde termoplásticos tradicionais: (PLA e ABS), até fibras de madeiras recicladas. Temos também o ABS mármore com alta resistência mecânica, resistência térmica e elevada facilidade de acabamento.

Da direita para esquerda temos o Nylon ( Poliamida) alta resistência térmica e mecânica

Da Direita para a esquerda: Poliamida Nylon.

O Nylon foi projetado especificamente para impressão 3D. Possui melhor ligação de superfície e é resistente a rasgos. Também é quimicamente resistente a álcoois, resinas + MEK, óleos, acetonas, a maioria dos alcalinos e a maioria dos compostos de fundição.

Na imagem do meio temos o Polietileno Tereftalato de Glicol (PETG) é um dos polímeros termoplásticos mais comuns países do mundo .

O PETG é um ótimo material para peças mecânicas de alto impacto que podem estar sujeitas a cargas de calor moderadas. Este material é mais
resistente ao desgaste e ao impacto do que o ABS, e o valor é muito econômico para ser usado em produção.

O filamento de madeira (wood) é uma mistura de fibras de madeira recicladas e aglutinantes de polímeros que podem ser pintados, triturados, esculpidos e manchados. Imprime semelhante ao PLA, o material emite um cheiro tradicional de “madeira” ao imprimir.

Alguns fatos interessantes sobre o Wood:

  • Propriedades de alto fluxo.
  • Pode ser lixado, pintado e moído.
  • Não é necessário usar dessecante ou armazenar em um saco selado.

Impressão com Filamento Flexivel

Assista ao vídeo abaixo para ver impressão em filamento flexível, outro filamento usado para prototipagem.

Deixe uma resposta